Aluno(a) de Licenciatura que já fez bacharelado deve fazer a monografia novamente?

sábado, 7 de agosto de 2010

O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade, Por Raissa Nsensele




A ideia do BlOG é divulgar bons trabalhos de alunos. Aqui temos um exemplo. Um trabalho sobre a obra "O que faz o brasil, Brasil?" de Roberto da Matta, sob a ótica de Raissa Nsensele, cidadã do Congo e aluna de Odontologia na UFPB

Uma apreciação da obra de Roberto da Matta “O que faz o brasil, Brasil?”

O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade.
Por Raissa Nsensele

O autor através do livro quer levantar a questão da identidade brasileira; o que é o Brasil?O que se pensa dizendo ou ouvindo dizer “eu sou brasileiro”?
Se para o colonizador, o “brasil” não passava de uma madeira de lei interessante para ser explorada; se era uma terra qualquer, uma coisa sem vida, um pedaço perdido do Portugal e da Europa; o Brasil para os brasileiros representa muito mais; o Brasil é um país, uma cultura, um território gigantesco, mas também uma casa,uma calçada, um lar, uma memória,uma consciência, uma historia.O Brasil é esse povo feito do português, do africano e do indígena que se tornaram “mulatos”, isto é, Brasileiro.Uma nação onde várias culturas se misturaram sem perderem as suas particularidade e formar uma homogeneidade.
E, mesmo se eles ficam impressionados com a ordem e organização encantadoras das sociedades americanas e européias, ainda assim, ficam apegados a esse jeito próprio ao brasileiro, à sua desordem carnavalesca, à sua malandragem.
O autor nos convida, portanto a enxergar o Brasil com um olhar diferente, não aquele cristalizado em textos e livros ingênuos ou aqueles apresentados por estrangeiros que levam em consideração apenas certos aspectos, mesmo importantes, mas não suficientes para se fazer uma opinião sobre esse fenômeno, esta grande nação que é o Brasil.
Ele quer ver e ler o Brasil no seu tudo, ”Brasil” dos ricos e pobres, dos cultos e analfabetos, dos santos e orixás, com seus anjos e demônios, na sua grandeza, mas também na sua fraqueza, o Brasil do dia-a-dia que diferenciam o Brasileiro com qualquer outro povo.
Por isso, ele propõe buscar o Brasil na sua comida, no seu feijão, mas também na sua mulher, nas suas relações com a família, a casa, a rua, o trabalho, a lei, no carnaval, no jeitinho e na malandragem.
Buscar o Brasil além do que transparece na cara de cada brasileiro e que lhe dá aquele orgulho de dizer “eu sou Brasileiro”, levando nesse “Brasileiro” o Brasil inteiro.

João Pessoa, Junho de 2010



Rápido CV:
Raissa Nsensele nasceu na República Democrática do Congo no dia 03 de junho de 1989 e vive no Brasil desde o ano 2009. Faz parte do Programa de Estudantes Convênios de Graduação (PEC-G), e cursa odontologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário